Doctron, Lda
 Home   Missão   Serviços   Eventos   Produtos 
MAIS
   Referências    Contacto    Artigos    Links    Help  
 
 Visão introdutória às redes de computadores - por Filipe

Certamente que já ouviram falar de comunicações. Desde duas pessoas a conversar, os sinais de fumo feitos pelos índios, o telefone, o fax e até este site, são sistemas de comunicação. Para que haja comunicação tem de haver:

·          Emissor - a pessoa que está a falar, o índio que está a fazer fumo...

·          Receptor - a pessoa que está a ouvir, o índio que (se não estiver a dormir) está a ver e interpretar os sinais de fumo...

·          Meio de comunicação - o som, o fumo...

 

Com o passar dos tempos, os computadores passaram a ter uma importância muito grande nas comunicações. Imagine-se sentado a uma mesa, a tentar desenhar a casa dos seus sonhos. Pega num papel grande, num lápis, numa borracha e de repente até acha que conseguiu fazer um esboço que está bom! Pensa logo: "amanhã vou tentar encontrar o empreiteiro para lhe mostrar a minha ideia!" ...e depois é o que já se conhece: Telefona-se. Não está. E ao fim de umas horas a procurar, lá se consegue marcar um encontro... etc.

 

Aquilo que vos gostaria de transmitir é que, com um computador metido ao barulho, no final do desenho, será carregar numa tecla e... lá vai o desenho ao encontro do empreiteiro. Mas agora podem dizer: "mas o fax não faz isso?" Resposta: Sim. Mas só em parte. Eu explico: O empreiteiro, lá acha que o seu desenho está bom, mas precisa de ser aperfeiçoado no  computador dele. Se o que recebeu foi um fax, irá ter de desenhar tudo, do início. Caso tenha recebido o desenho em computador, provavelmente apenas irá fazer as correcções!

 

Outra grande diferença, é que o aparelho de fax está em casa ou no escritório. Com um computador (portátil) pode receber estas informações em qualquer parte do mundo!

Em verdade, a utilização correcta de comunicação electrónica determina, na maior parte das vezes, a diferença entre ter mais alguém a secretariar e não ter.

 

Num ambiente de trabalho em larga escala, estas ferramentas podem ser de uma importância extrema. Nos meios académicos, a comunicação electrónica é usada já há muitos anos, isto para não falar em projectos como os que a NASA enfrentou, onde tinham várias pessoas a colaborar no projecto, mas distanciadas milhares de Km.

 

Voltando aquela conversa do início do artigo, a do emissor a do receptor e a do meio de comunicação, como é que a comunicação electrónica se enquadra? Pode-se filosofar um bocado acerca de quem é o emissor, se é o homem ou se é a máquina. Em todo o caso o computador acaba por ser o emissor e (do outro lado) também o receptor. O homem estará lá, ou não, para determinar o que é emitido. Mas o meio de comunicação pode ser realmente diverso: desde um simples fio eléctrico a ligar dois computadores a complexas redes. Redes é já um termo muito popular nas novas tecnologias. Redes existem por todo o lado, a vedar quintais, a tirar peixe do mar, e até já chegaram aos computadores!!

 

Claro está que uma rede de computadores, não é bem para apanhar uns computadorzitos no alto mar! Até pelo contrário: enquanto a rede de pesca evita que os peixes fujam, as redes de computadores são para que os bytes "fujam" de uns computadores para outros. É o meio de comunicação por excelência. E aplica-se a tudo: para ligar computadores internamente numa organização, para os ligar ao exterior, par ligar máquinas a computadores (como o caso de ligar um tear a um computador para saber como anda), etc.

 

Isto das redes se interligarem não é só chegar lá com um bocado de linha e uma tesoura e.. já está! Na verdade é um pouco mais complicado e, em muitos casos, tem de se por um computador a ligar duas redes!

 

Mas o que está a dar é realmente a Internet! Não se fala de outra coisa! De alguma maneira já todos devem ter ouvido falar da rede das redes. Não é para menos, já existem cerca de 40 milhões de pessoas a usa-la (segundo a Asprix em 1988), ou seja 4 vezes a população Portuguesa.

 

No próximo artigo gostaria de mostrar que a internet não é apenas uma ligação para ver muita publicidade e outras coisas afins. Até lá... não use rede, pesque à linha.


imprimir      Contacte-nos       home
(c) Doctron, Lda. - 2011.