Doctron, Lda
 Home   Missão   Serviços   Eventos   Produtos 
MAIS
   Referências    Contacto    Artigos    Links    Help  
 
 Paraízo Azul - por Filipe

Um artigo de informática, logo agora que vou para férias...?.  Dirá e com toda a razão. Seria, provavelmente, mais adequado falar de lugares reconditos e paradisíacos, com águas límpidas e céu azul... Não é anormal um profissional de tecnologias de informação não saber falar de mais nada. Ora vejam esta conversa entre informáticos:

- Estou feliz! Ontem conheci uma morena... Vocês nem vão acreditar! Linda!

- Uau! - interessaram-se os amigos.

- Começamos a conversar... conversa vai, conversa vem... Ela aceitou ir ao meu apartamento!

- Uau!!

- Bebemos as cervejas todas do meu frigorifico, beijamo-nos e a temperatura começou a aquecer...

- Uau!!!

- Então tirei a roupa e comecei a despir aquele mulherão! Primeiro a blusa, depois o soutien, e atirei-a para cima do teclado do meu computador novo e depois...

- Opa! - interrompeu um dos amigos - Compraste um computador novo????

- Qual e o processador? - pergunta outro.

 

Apesar de ser uma anedota que circula por aí nas caixas de correio de trabalhadores dedicados, retrata um conjunto de pessoas que vêm na tecnologia uma forma de alienação. Não o fazem de uma forma consciente e assumida, mas encontram nos assuntos tecnológicos uma boa alternativa aos assuntos de violação de menores, maus tratos de crianças, criminalidade e outros temas de estranho sensacionalismo que os nossos meios de comunicação social insistem em oferecer-nos.


Não me atrevo a pensar que é uma conspiração dirigida por sombrias pessoas que comandam as televisões e jornais. É um negócio. E, aparentemente, um negócio com mercado! Por enquanto limito-me a tentar com que as minhas filhas não vejam os noticiários das 20:00. Mas, quem sabe, com a insistência, eu também passe a apreciar esta nova forma de estar em sociedade...

 

A alienação, até agora, era muitas das vezes encarada como um comportamento desviado (utilizando termos da psicologia). Podemos estar face a uma nova era em que a alienação passa a ser uma alternativa social e, como não podia deixar de ser, um produto de consumo:

?... só nós os dois numa ilha deserta?

?faça férias num local de sonho, longe do resto do mundo?

Existe já a presunção de que a maioria das pessoas têm uma vida ?desgraçada?. A tecnologia surge então como o toque de Midas, a promessa de uma vida mais confortável em que a resolução de todos os problemas estão á distância de um toque num teclado. No caso do protagonista da anedota a felicidade estava em cima do teclado!


imprimir      Contacte-nos       home
(c) Doctron, Lda. - 2011.